Num primeiro momento é fundamental compreender que nenhum equipamento de medição está livre de erro, ou seja, não há medida 100% correta.

Por essa razão é imprescindível que sejam conhecidos tais erros e as incertezas de medição associadas, que são informadas através de um certificado de calibração após as comparações entre os valores obtidos no seu instrumento e um instrumento de referência, que também pode ser chamado de padrão.

A calibração de equipamentos de medição é um processo fundamental na garantia da qualidade de qualquer processo produtivo pois é o modo mais eficaz de verificar periodicamente se os instrumentos de medição se mantêm aptos aos objetivos da produção, ou seja, se os instrumentos estão indicando medições realmente adequadas às tolerâncias e aos critérios de aceitação do processo.

Em termos técnicos a calibração é uma “operação que estabelece, sob condições especificadas, em uma primeira etapa, a relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.” (VIM, 2012)

“Convém não confundir a calibração com o ajuste de um sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “autocalibração”, nem com a verificação da calibração.” (VIM, 2012)

Quando o equipamento não atender a requisitos pré-estabelecido é necessário a realização do ajuste. O ajuste é uma operação corretiva de pequena magnitude, geralmente não invasiva e sem troca de peças.

No entanto, às vezes, para realizar um ajuste é necessário abrir o equipamento e até mesmo trocar peças, ou seja, nesse caso, é necessário uma manutenção prévia no equipamento.

A empresa que utiliza o instrumento/sistema de medição é a única que possui todas as informações relevantes para a definição do intervalo de calibração, portanto esta será a única capaz de definir a periodicidade ótima para os instrumentos/sistema de medição que utiliza.

Para mais informações confira a nossa publicação sobre intervalo de calibração no nosso Instagram e Facebook

A acreditação é o reconhecimento formal, por um organismo de acreditação, de que o laboratório de calibração atende a requisitos normativos controlados e reconhecidos, demonstrando ser competente para realizar suas atividades com confiabilidade e eficácia.

Para tanto, o organismo audita o laboratório acreditado periodicamente. No Brasil, a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO é o único organismo de acreditação existente.

Os laboratórios acreditados são então conhecidos como integrantes da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

A chamada calibração RBC é aquela realizada dentro do escopo de acreditação, reconhecida pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO e outros organismos de acreditação internacionais. O selo de acreditação presente no certificado de calibração evidencia a calibração RBC.

Este tipo de calibração dispensa a comprovação da rastreabilidade por meio do armazenamento dos certificados dos padrões utilizados, pois a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO já avalia periodicamente o atendimento, pelos laboratórios acreditados, aos requisitos de acreditação conforme a Norma NBR ISO/IEC 17025 e diversas outras normas.

Já a conhecida calibração rastreada é caracterizada pelo fato de não ser avaliada pela Cgcre e não fazer parte de um escopo de acreditação, logo, não possui o selo de acreditação no certificado. Para comprovar a rastreabilidade, é fundamental manter os certificados de calibração dos padrões utilizados pelo laboratório.

Conseguiu sanar sua dúvida e precisa de um orçamento?

Clique no botão abaixo e solicita um orçamento para os seus serviços. Nossa equipe de atendimento está sempre pronta para atendê-lo o mais breve possível.

Ainda com dúvida?

Se ainda tiver alguma dúvida clique no botão abaixo e preencha o formulário de contato ou nos chame acionando o botão do Whatsapp, no canto inferior direito da tela.